sábado, 7 de janeiro de 2012

A responsabilidade de formar um indivíduo é muito diferente de dar condições de sobrevivência. Pois, os animais assim o fazem. Precisamos diferenciar o ser, do ter. Muitos pais tem se preocupado mais em dar o que os meios de comunicação de massa reproduzem como essenciais. E se ausentam da responsabilidade de repassar valores familiares para os filhos.

5 comentários:

Jair Lemos disse...

Pesquisei na net o significado da palavra EDUCAR


Significado de Educar


"v.t. Despertar as aptidões naturais do indivíduo e orientá-las segundo os padrões e ideais de determinada sociedade, aprimorando-lhe as faculdades intelectuais, físicas e morais. / Cultivar o espírito. / Instruir, ensinar. / Domesticar, amestrar, adestrar."

Fonte: www.dicionariodoaurelio.com.br



pois bem, acho que a escola (o governo) tem seu papel de orientar o aluno para a vida - aprimorando-lhe as faculdades intelectuais, físicas e morais. Mas cabe à família dar aos seus, além de bons exemplos, orientação para a VIDA e acompanhar muito de perto o desempenho de seus filhos (principalmente os pequeninos)e cabe á família, principalmente, o carinho, o amor, a presença física e afetiva. Professores, escolas e governos passarão, mas PAI e MÃE não mudam nunca - por isso DEVEM ser a referência, para sempre.


Acredito que o Brasil tem solução e a solução está na educação.


Sds. JairLemos

ENSINANDO COM AMOR E NÃO POR AMOR! disse...

A SOLUÇÃO ESTA NA EDUCAÇÃO ...COM PROFESSORES BÉM REMUNERADOS.

Anônimo disse...

Com alunos sem incentivo e professores mal pagos e totalmente desmotivados, não dá pra ter muita esperança, não é mesmo?

Ayda disse...

Acho que o indivíduo está mais preocupado em ter do que ser .Os pais e os professores se enquadram nesse perfil... Incentivam os filhos ou alunos, a escolherem profições vantajosas, e se esquecem que o trabalho tem que vir junto ao prazer da escolha . Bjs

rose Conti disse...

Com certeza nada substitui a família.A Escola deve tornar o individuo um ser crítico,capaz de analisar o que será melhor, mas cabe a família incutir valores,tornando seus filhos aptos a exercerem o seu papel na sociedade.Quando isso não acontece, o professor muitas vezes tenta substituir o papel da família.Apesar de mal remunerado,aquele que faz por amor,nunca deixa de fazer.